Instituto Adolfo Lutz

A A A Tamanho do texto

Núcleo de Microbiologia

O Núcleo de Microbiologia realiza diagnóstico laboratorial em diferentes matrizes alimentares, bebidas e água de acordo com a legislação específica, elucidação de doenças de transmissão alimentar e hídrica, desenvolve atividades de pesquisa direcionadas para Saúde Pública e é Laboratório de Referência Nacional para Botulismo.

 

O Núcleo participa de programas de Saúde Pública em conjunto com a ANVISA e Vigilância Estadual, tais como: Programa Viva Leite; Programa Pró-Água; e Programa Paulista (Programa de Análise Fiscal de Alimentos).

 

As análises microbiológicas realizadas pelo Núcleo são: contagem de bactérias mesófilas, contagem de bactérias termófilas, bolores e leveduras, coliformes totais e termotolerantes, E.coli, B. cereus, S. aureus, P. aeruginosa, Clostridium perfringens, Enterococos, Salmonella sp., Vibrio spp, Cronobacter sakazakii, Chromobacterium violaceum, Aeromonas sp., P.shigelloides, Shigella sp., E.coli diarreiogênica, L. monocytogenes, pesquisa indireta do vírus da hepatite A em água, pesquisa de toxina de B. cereus, S. aureus e Clostridium perfringens, Legionella pneumophila e pesquisa de Norovírus.

 

Desde 2013, o Núcleo é acreditado, pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), nos ensaios Coliformes Totais, Coliformes Termotolerante e Escherichia coli em água de consumo humano pelas metodologias de Substrato Enzimático e Presença-(Ausência).

 

Diretora Técnica: Cecilia G. Martins 

E-mail: microbio.ali@ial.sp.gov.br

Fone: (11) 3068-2932

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado