Instituto Adolfo Lutz

A A A Tamanho do texto

Trabalho do Instituto Adolfo Lutz é premiado em evento em Brasília

O Instituto Adolfo Lutz recebeu destaque na 17ª ExpoEpi ao ser premiado por um trabalho conjunto entre o Centro de Bacteriologia e o Centro de Respostas Rápidas. A mostra competitiva, realizada em Brasília, DF, de 7 a 10 de novembro de 2023, enfatizou experiências bem-sucedidas que desempenham um papel crucial no aprimoramento da vigilância em saúde.

O trabalho premiado, intitulado "Vigilância Genômica Prospectiva de Bactérias com Resistência Antimicrobiana em Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde: O Papel do Laboratório Central de Saúde Pública", obteve o 2º lugar na Área 4, que aborda a utilização de plataformas, métodos e fluxos laboratoriais inovadores para a vigilância de doenças infecciosas. A apresentação foi realizada pelo pesquisador do Centro de Bacteriologia, Dr. Carlos Henrique Camargo.

A 17ª edição do ExpoEpi registrou um notável aumento de 126% nas inscrições de trabalhos, totalizando 1,8 mil submissões. O evento consolidou-se como um fórum essencial para compartilhar e reconhecer avanços significativos no campo da vigilância epidemiológica.

Dois trabalhos do NDEI selecionados para apresentação oral no maior congresso brasileiro da área

Durante os dias 22 a 24 de outubro de 2021, foi realizado o 31 Congresso Brasileiro de Microbiologia, na modalidade online. Dois trabalhos do NDEI foram selecionados para a apresentação oral, Phenotypic and genotypic characterization of CTX-M-65 extended-spectrum beta-lactamase-producing Salmonella Infantis from clinical isolate in Brazil e Phylogenetic and genotypic analysis of CTX-M-2-producing Salmonella Muenchen in clinical isolates from Brazil. Ambos os trabalhos são decorrentes da tese de Doutorado da aluna Amanda Maria de Jesus Bertani, orientada da pesquisadora dra. Monique Tiba-Casas. Os resumos podem acessados nos Anais online do evento.

Atualizado em 29/10/2021

Evento em Londres de lançamento da chamada do desafio para o desenvolvimento de teste diagnóstico de tuberculose

No dia 23 de março foi realizada em Londres evento promovido pela Nesta (58 Victoria Embankment, London EC4Y ODS) a UK-Brazil roundtable on TB diagnostics reunião de lançamento da chamada para o desafio, em parceria com o Instituto Adolfo Lutz, para o desenvolvimento de teste diagnostico de tuberculose.

Mais informações em http://igovsp.net/spuksaude/evento-em-londres-de-lancamento-da-chamada-do-desafio-para-o-desenvolvimento-de-teste-diagnostico-de-tuberculose/

Participação dos pesquisadores do Núcleo de Tuberculose e Micobacterioses na Rede TB e publicação da agenda de pesquisa nacional para tuberculose

A estratégia global para a eliminação da tuberculose (TB), endossada na assembléia da Organização Mundial da Saúde (OMS) em maio de 2014, tem por objetivo a redução da incidência e morte por TB em todos os países aos níveis observados nos países desenvolvidos. Para atingir esse objetivo será necessária uma grande expansão da pesquisa sobre TB, um dos pilares da estratégia global.

Em novembro de 2014, a OMS designou o Brasil como modelo de um dos poucos países que possui uma capacidade substancial de pesquisa em TB e poderia atingir esses objetivos com rapidez.

A Rede Brasileira de Pesquisa em TB (Rede TB – www.redetb.org) é uma organização não governamental para promover o controle da TB por meio da integração das atividades de pesquisa envolvendo pesquisadores, estudantes, profissionais de saúde, indústria, sociedade civil e governo. Com base na estratégia global, A Rede TB estabeleceu um plano nacional para a pesquisa de TB, o qual foi publicado na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (http://dx.doi.org/10.1590/0037-8682-0330-2015).

As pesquisadoras do Núcleo de Tuberculose e Micobacterioses (NTM), membros da Rede TB, participaram do workshop e das discussões posteriores para o estabelecimento dessa agenda. Muitos pontos prioritários nesta agenda estão sendo pesquisados pelo grupo do NTM, como a avaliação de diferentes tipos de testes de diagnóstico de TB e seu impacto na rede pública de saúde.

Atualizado em 13/06/2016

Pesquisadora do IAL é eleita para o Global Laboratory Initiative

O Global Laboratory Initiative (GLI), um importante grupo de experts internacionais dedicado a expandir e acelerar o acesso ao diagnóstico da tuberculose com qualidade anunciou recentemente a eleição de três novos membros para compor equipe para o biênio 2016-2018.

Entre os renomados pesquisadores que compõem este quadro está a Pesquisadora do Núcleo de Tuberculoses e Micobacterioses do Instituto Adolfo Lutz, Dra. Lucilaine Ferrazoli. A Dra. Lucilaine possui vasta experiência em Tuberculose e outras micobacterioses e dedica-se ao tema há mais de 30 anos.

Mais informações: http://us13.campaign-archive2.com/?u=42debab3d2af6c15e77ba3653&id=f74b38b06f&e=37d419442b

Comunicar Erro

Enviar por E-mail