Instituto Adolfo Lutz

A A A Tamanho do texto

Núcleo de Doenças Entéricas e Infecções por Patógenos Especiais

O Núcleo de Doenças Entéricas e Infecções por Patógenos Especiais (NDEI) do Centro de Bacteriologia é responsável pelo diagnóstico de enteropatógenos diarreicos (Salmonella, Shigella e E. coli), coqueluche (B. pertussis), infecção hospitalar e resistência antimicrobiana (enterobactérias e bacilos gram-negativos não fermentadores) e leptospirose (Leptospira spp.).

É o laboratório de referência nacional para coqueluche executando além da cultura e PCR em tempo real, a sorotipagem e tipagem molecular. É também o laboratório de referência nacional para síndrome hemolítico-urêmica e para caracterização de cepas de E. coli. Realiza também a sorotipagem de Shigella, Salmonella e de todas as categorias diarreiogênicas de E. coli. O NDEI é membro da rede internacional PulseNet de caracterização e monitoramento da disseminação global de cepas de enteropatógenos (Salmonella, Shigella e E. coli O157:H7).

Realiza o monitoramento da resistência antimicrobiana de bacilos Gram negativos não fermentadores, de enterobactérias diarreiogênicas (Salmonella, Shigella) e causadoras de infecções hospitalares, em especial, Klebsiella pneumoniae produtoras de carbapenemase (KPC) e de beta-lactamases de espectro estendido. Este monitoramento é realizado por meio de métodos fenotípicos e moleculares para detecção e confirmação dos genes de resistência.

O NDEI é o laboratório de referência regional para o diagnóstico da leptospirose realizando o teste de aglutinação microscópica e ELISA-IgM, além da identificação de cepas de leptospiras.

Atualmente tem nove pesquisadores científicos e uma equipe de apoio. O grupo também realiza pesquisas envolvendo colaborações externas e o desenvolvimento de recursos humanos.


Diretora: Dra. Eliete Caló Romero

Contato do Núcleo: (11) 3068-2896

E-mail: enterobac@ial.sp.gov.br

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado