Instituto Adolfo Lutz

A A A Tamanho do texto

Núcleo de Águas e Embalagens

 

O Núcleo de Águas e Embalagens tem como atribuição realizar análises físico-químicas necessárias à avaliação da qualidade de águas para consumo humano ou definidas como produtos para saúde. Realiza também análises físico-químicas em embalagens e equipamentos destinados ao contato direto com alimentos. As atividades especializadas e as análises físico-químicas deste núcleo são realizadas com ênfase nas resoluções e portarias publicadas pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.

 

No laboratório de águas, participamos ativamente do Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano – PROÁGUA, no âmbito da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, realizando as análises físico-químicas para o monitoramento sistemático da qualidade de potabilidade da água destinada ao consumo humano. Estas análises visam assegurar a qualidade dos sistemas e soluções alternativas de abastecimento e identificar as possíveis situações de risco à saúde da população.

 

Participamos também do Programa Estadual de Monitoramento da Qualidade da Água Tratada para Diálise. Esta participação tem como objetivo avaliar a qualidade físico-química da água tratada para diálise, conforme programa de monitoramento elaborado em parceria com o Centro de Vigilância Sanitária e VISAs estaduais e municipais do Estado.

 

No laboratório de Embalagens, controlamos do ponto de vista de saúde pública, a qualidade das embalagens e equipamentos destinados a entrar em contato direto com alimentos. Estas análises têm por finalidade avaliar a quantidade de substâncias passiveis de migrar da embalagem para o alimento. A importância destas determinações prende-se ao fato de que as embalagens nas condições previsíveis de uso, não devem ceder aos alimentos substâncias indesejáveis, tóxicas ou contaminantes que representem um risco à saúde humana. 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado