Instituto Adolfo Lutz

A A A Tamanho do texto

Núcleo de Contaminantes Inorgânicos

 

O Núcleo de Contaminantes Inorgânicos visa contribuir para a avaliação da exposição humana aos contaminantes inorgânicos, principalmente metais, que possam causar efeitos adversos à saúde. Realiza determinações destes contaminantes em alimentos, em medicamentos, e em águas, de abastecimento, envasada e tratada para hemodiálise. Efetua também a determinação de contaminantes inorgânicos em fluidos biológicos (urina, soro e sangue). Desta forma, o Núcleo atua em saúde ambiental, saúde ocupacional e na vigilância de produtos sujeitos ao regime de vigilância sanitária.

 

Participa de diversos programas de monitoramento estaduais e nacionais (Programa Paulista, Programa de Monitoramento de Aditivos e Contaminantes, Água Tratada para Hemodiálise, Saúde do Trabalhador e Saúde Ambiental). Colabora, também, na investigação de episódios de intoxicação de populações por metais tóxicos. Além da sua atuação em vigilância em saúde, o Núcleo também desenvolve projetos de pesquisa em sua área de atuação.

 

O Instituto Adolfo Lutz, por intermédio do Núcleo de Contaminantes Inorgânicos, é Provedor de Ensaio de Proficiência para Chumbo em Sangue (PEP), acreditado pelo INMETRO (PEP 0007). O Programa visa contribuir para o aprimoramento laboratorial em saúde pública no País e é aberto à participação de laboratórios de toxicologia analítica que realizam ensaio de determinação de chumbo em sangue, incluindo laboratórios privados e públicos, de institutos de pesquisa e de universidades. Em colaboração com o Centro de Materiais de Referência do IAL, o Núcleo de Contaminantes está empenhado em produzir materiais de referência certificados para a determinação de íons de metais em água e de chumbo em leite.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado