Instituto Adolfo Lutz

A A A Tamanho do texto

Núcleo de Contaminantes Orgânicos

 

O Núcleo de Contaminantes Orgânicos tem como atribuição avaliar a exposição humana aos contaminantes orgânicos que possam causar efeitos adversos à saúde. Realiza análise de resíduos de agrotóxicos e bifenilas policloradas (PCBs) em alimentos,  amostras ambientais e fluidos biológicos (soro sanguíneo); micotoxinas e resíduos de medicamentos veterinários em alimentos bem como   microcistina em águas para consumo humano e   hemodiálise.

 

Participa de diversos programas de monitoramento estaduais e nacionais, tais como: Programa Paulista, Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos (PARA), Programa de Monitoramento de Aditivos e Contaminantes (PROMAC), Programa de Análise de Resíduos de Medicamentos Veterinários em Alimentos de Origem Animal (PAMVet), além de diversos projetos de pesquisa. Disponibiliza ensaios analíticos aos órgãos oficiais, instituições privadas e atende as demandas da área de saúde ambiental e saúde do trabalhador.

 

Desenvolve atividades de educação continuada, formação e capacitação de recursos humanos como orientação de bolsistas de aprimoramento profissional PAP/SES, estagiários, pesquisadores e profissionais de outros Institutos, Universidades (graduandos e pós graduandos) e Laboratórios de Saúde Pública. Oferece assessorias, consultorias e informações técnicas pertinentes a área de atuação, bem como participa de eventos nacionais e internacionais.

Por ser um laboratório de saúde pública, o NCO participa das ações de Vigilância Sanitária e Epidemiológica executando atividades laboratoriais especializadas e diferenciadas, promovendo a divulgação de informações relevantes à saúde pública e ao conhecimento científico.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado