Instituto Adolfo Lutz

A A A Tamanho do texto

Núcleo de Ensaios Biológicos e de Segurança

Dedica-se a avaliar parâmetros microbiológicos e toxicológicos relacionados com a qualidade dos produtos incluídos no escopo de trabalho do Centro, como medicamentos estéreis, medicamentos não estéreis, água para fins farmacêuticos, correlatos, produtos de higiene pessoal, saneantes domissanitários, dentre outros.

É habilitado desde 2002 pela Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (REBLAS). Em 2013 recebeu o documento oficial de acreditação de ensaios pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

É responsável por executar análises de orientação, análises fiscais e atividades de pesquisa. Participa de Programas de monitoramento da qualidade de produtos disponíveis na rede pública de saúde, firmados em diferentes esferas:

• Programa municipal de verificação da qualidade de medicamentos, em parceria com a Coordenação de Vigilância em Saúde de São Paulo (COVISA).
  • Programa municipal de monitoramento da qualidade de produtos saneantes domissanitários e de antissepsia, em parceria com a COVISA, abrangendo a avaliação da eficácia dos procedimentos de limpeza realizados em hospitais e ambulatórios.
  • Programa estadual de monitoramento da qualidade de medicamentos, em parceria com o Grupo de Vigilância Sanitária VIII (Mogi das Cruzes) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, com foco em medicamentos para saúde da mulher e saúde mental.
  • Programa estadual de monitoramento de água tratada para diálise, em parceria com o Centro de Vigilância Sanitária (CVS), Grupos de Vigilância Sanitária (GVS) e Vigilâncias Municipais.

Comunicar Erro

Enviar por E-mail