Instituto Adolfo Lutz

A A A Tamanho do texto

Laboratório de Biologia Molecular de Parasitas e Fungos

O Laboratório de Biologia Molecular de Parasitas e Fungos, pertencente ao Centro de Parasitologia e Micologia foi criado em 2000 com a tarefa de produzir conhecimentos relevantes para a saúde coletiva. Tem como foco, parasitas e fungos de interesse médico e veterinário que são estudados utilizando ferramentas genômicas e proteômicas

 

Desde a sua criação tem desenvolvido pesquisas aplicadas, promovendo e divulgando trabalhos científicos, organizado cursos de formação técnica-científica, de aperfeiçoamento e estágios de aprimoramento.

 

As doenças oportunistas tem sido alvo dos estudos, principalmente as correlacionadas à Aids e as relacionadas à programas oficiais no Estado de São Paulo. A necessidade de diagnósticos rápidos e precisos levou-nos a estabelecer metodologias de genotipagem; de resposta imune humoral e celular; e de diagnóstico molecular para diferentes infecções parasitarias e fúngicas. Dentre elas destacam-se a toxoplasmose, as leishmanioses tegumentar e visceral, a doença de Chagas, a meningite criptocócica e as angiostrongilíases. Paralelamente, estudos relacionados aos hospedeiros infectados e a relação com os agentes infectantes também tem sido abordados.

 

Responsável: Dra. Vera Lucia Pereira Chioccola

Contato do Laboratório: (11) 3068-2991

E-mail: labbiomolparasita@gmail.com

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado