Instituto Adolfo Lutz

A A A Tamanho do texto

Núcleo de Enteroparasitas

O Núcleo de Enteroparasitas (NE) atua no diagnóstico laboratorial das parasitoses intestinais, sobretudo, as que causam infecções oportunistas associados a aids ou a outros estados de imunocomprometimento; no diagnóstico laboratorial da esquistossomose mansônica; e no diagnóstico de parasitoses inusitadas em nosso meio como a difilobotríase e angiostrongilíase, por exemplo.

 

O NE atende as demandas de pacientes originários das unidades básicas de saúde, hospitais públicos e privados de São Paulo e outros municípios do estado, além de oferecer suporte laboratorial aos programas e ações das vigilâncias em saúde, destacando as situações de surtos diarreicos transmitidos por água e alimentos; em casos agudos de esquistossomose; e na meningite eosinofílica causada por helmintos.

 

As atividades de pesquisa estão relacionadas ao desenvolvimento de novas metodologias aplicáveis nas áreas de atuação, com o objetivo de dar sustentação às investigações epidemiológicas, além de promover pesquisa básica relacionada ao estudo das vias de transdução de sinal em Schistosoma mansoni e sua relevância na relação parasita-hospedeiro.

 

Em complemento às atividades técnico-científicas, o NE presta assessoria para o Ministério da Saúde e outros órgãos dentro das suas atuais competências. Desenvolve também treinamentos e capacitações para profissionais de saúde que atuam nas redes federal, estadual e municipal de laboratórios. Seu corpo técnico oferece curso de aprimoramento profissional e disciplina de pós-graduação no Programa de PósGraduação em Ciência CCD/SES, área de Pesquisas Laboratoriais em Saúde Pública.

 

Diretor: Dr. Pedro Luiz Silva Pinto

Contato do Núcleo: (11) 3068-2888

E-mail: enteroparasitas@ial.sp.gov.br

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado