Instituto Adolfo Lutz

A A A Tamanho do texto

Apresentação

 

O Centro de Respostas Rápidas (CRR) foi instituído pelo Decreto Estadual n° 55.601, de 22 de março de 2010, e foi idealizado para operar tecnicamente juntos aos laboratórios da instituição e realizar a interface entre o Instituto Adolfo Lutz e suas redes laboratoriais com as vigilâncias epidemiológicas e sanitárias, nas instâncias municipais, estaduais e federal., fornecendo subsídios à Diretoria do Instituto Adolfo Lutz.

 

Além disso, o CRR possui, dentre suas atribuições, planejar e organizar as ações para detectar e oferecer respostas a eventos que possam se constituir em emergência de saúde pública, acompanhar e avaliar as ações de contenção e controle de surtos e epidemias, a partir de dados epidemiológicos, identificar os recursos humanos e materiais necessários à agilização de resultados e monitorar o cumprimento das responsabilidades do Instituto frente às emergências de saúde pública.

 

O Centro é responsável por propor o desenvolvimento e a implantação de novas tecnologias para diagnosticar surtos e epidemias, a requisição ou convocação de servidores, equipamentos, laboratórios e insumos para garantir os exames laboratoriais necessários, compondo equipes de apoio e de campo.

 

A área deve, ainda, manter o diretor do Instituto e os diretores das unidades a ele subordinadas informados, durante e após eventos de surtos e epidemias, sobre as ações desenvolvidas e os resultados alcançados.

 

No ano de 2012, os Núcleos de Gerenciamento de Amostras foram agregados tecnicamente ao CRR, considerando que as recepções de amostras necessitam de uma gestão integrada e se relacionam diretamente com os clientes externos e as vigilâncias. Em 2020, o Laboratório Estratégico do Instituto Adolfo Lutz passa a compor a estrutura do Centro, por este ser a área que possui a atribuição de desenvolvimento e a implantação de novas tecnologias para diagnosticar surtos e epidemias.

 

Diretor: Adriano Abbud 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado