Instituto Adolfo Lutz

Centro de Virologia

O Centro de Virologia do Instituto Adolfo Lutz , instituído no início da década de 60, atua como Centro Colaborador na área de Virologia e Riquétsias junto à Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) e Organização Mundial de Saúde (OMS); integra a Rede de Referências, Nacional e Regional coordenada pelo Ministério da Saúde do Brasil e Rede de Referências Estaduais da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Como Laboratório de Referência para o Estado, tem atuação reconhecida pela prestação de serviços à comunidade na vigilância dos principais agravos para a Saúde Pública.

 

Ao Centro de Virologia cabe promover o desenvolvimento científico e tecnológico, a vigilância, o controle e o monitoramento, dos vírus da dengue, febre amarela, hantavírus, arenavírus, West Nile, entre outros arbovírus; do vírus da caxumba, sarampo e rubéola, adenovírus, influenza, vírus respiratório sincicial e outros vírus respiratórios; rotavirus, norovirus e enterovirus; citomegalovírus, herpes, poxvirus, parvovirus; vírus do HIV/AIS e das hepatites. Atua também no estudo das riquetsias no diagnóstico da febre maculosa.

 

Como laboratório de referência no estudo dos rotavirus, dengue e influenza o Centro de Virologia atua em parceria com o Instituto Butantan como laboratório responsável pelos testes clínicos das vacinas em desenvolvimento pelo IB.

 

Com equipe multiprofissional especializada participa de programas para a formação de recursos humanos, com bolsistas do Programa de Aprimoramento Profissional (PAP/SES) e de Programas de Formação para a Investigação Científica (FEDIAL, PIBIC e FAPESP); participa também do Programa de Pós-graduação em Ciências - Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (PPG-CCD-SES/SP).

 

Diretora: Dra. Maria do Carmo Sampaio Tavares Timenetsky


Links úteis

Destaques

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado