Instituto Adolfo Lutz

A A A Tamanho do texto

Noticias

Saiba mais: http://www.saude.sp.gov.br/coordenadoria-de-controle-de-doencas

 

 

Pesquisadores do IAL publicam na Science dados epidemiológicos e genéticos do vírus Zika

Pesquisadores do IAL, juntamente com outros colaboradores brasileiros e internacionais, publicaram na edição de 25 de março da revista Science, dados epidemiológicos e genéticos sobre a epidemia de vírus Zika na América. Segundo os autores o Brasil tem experimentado uma epidemia sem precedentes de vírus Zika (ZIKA), com aproximadamente 30.000 casos relatados até o momento. O ZIKA foi detectado pela primeira vez no Brasil em maio de 2015 e casos de microcefalia potencialmente associados com a infecção por ZIKA foram identificados em novembro de 2015. Utilizando técnicas de sequenciamento de última geração os pesquisadores identificaram sete genomas ZIKA brasileiros.

Saiba mais

 

 

Pesquisadores do IAL sequenciam vírus Zika

Duas equipes brasileiras completaram o sequenciamento do material genético do vírus zika isolado nos estados de São Paulo e da Paraíba

Duas equipes brasileiras completaram nas últimas semanas o sequenciamento do material genético do vírus zika isolado nos estados de São Paulo e da Paraíba. Os resultados sugerem que a variedade do zika em circulação em diferentes regiões brasileiras é mesmo originária da Polinésia Francesa, onde houve um surto em 2013 e 2014. Também indicam que o vírus possivelmente foi introduzido no Brasil em um único evento.

No Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, o virologista Renato Pereira de Souza e sua equipe sequenciaram o material genético do zika extraído de uma pessoa que desenvolveu a doença em Campinas. Esse indivíduo contraiu o vírus ao receber uma transfusão de sangue. 

Leia a matéria completa.

 

 

FAPESP e Finep apoiarão pesquisas de empresas sobre o vírus Zika

Mais informações estão disponíveis na chamada em: www.fapesp.br/10050.

FAPESP e Finep realizarão, em 4 de março, uma reunião de divulgação e esclarecimento da chamada de propostas. Saiba mais em: www.fapesp.br/eventos/zika

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado