Instituto Adolfo Lutz

A A A Tamanho do texto

Núcleo de Doenças Respiratórias

 

O Núcleo de Doenças Respiratórias, integrante do Centro de Virologia do Instituto Adolfo Lutz, realiza diagnóstico, pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovação e formação de recursos humanos. Atua no diagnóstico laboratorial dos diversos vírus respiratórios e exantemáticos relacionados a surtos, epidemias, pandemias e investigação de óbitos, desenvolvendo metodologias para a resposta rápida, com vista à tomada de decisão pelas autoridades competentes, na prevenção e controle dos agravos em Saúde Pública das doenças e síndromes das doenças respiratórias graves.

 

O Núcleo de Doenças Respiratórias pertence à Rede Nacional e Mundial de Vigilância do Vírus da Influenza coordenadas pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde. Além disso, é referência Regional do Programa de Erradicação do Sarampo e da Rubéola e Síndrome da Rubéola Congênita.

 

Seus pesquisadores atuam no diagnóstico diferencial e pesquisa das principais viroses de impacto em Saúde Pública como: Influenza, Vírus Respiratório Sincicial, Adenovírus, Vírus da Parainfluenza, Caxumba (Parotidite Epidêmica), Sarampo, Rubéola, Parvovírus humano B19, Poxvirus, Poliomavirus (JC e BK) e o grupo herpes: Herpesvírus simples tipo 1 e 2, Herpesvírus tipo 6, Varicela-Zoster, Citomegalovirus e Epstein-Baar.

 

Participa de programas para a formação de recursos humanos, com bolsistas do Programa de Aprimoramento Profissional (PAP/SES) e de Programas de Formação para a Investigação Científica (FEDIAL, PIBIC e FAPESP).

 

Diretora: Dra. Ana Maria Sardinha Afonso

Tel: 55+113068-2913 (Respiratórios)

      55+113068-2906 (Exantemas)

E-mail: doencasrespiratorias@ial.sp.gov.br

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado