Instituto Adolfo Lutz (2016)

I Workshop de Inovação Tecnológica

Seminários em Ciência, Tecnologia e Inovação

Externos (2016)

X Encontro Nacional do Fortec (2016)

I Encontro Estadual dos Ambientes de Inovação 2023

O Instituto Adolfo Lutz esteve presente nesta quarta feira (13/09/2023) no “I Encontro Estadual dos Ambientes de Inovação”, representado pelo responsável pelo Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT/IAL. O evento organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação aconteceu na sede Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado e contou com a participação dos dirigentes dos Parques Tecnológicos, Incubadoras de Base Tecnológica, Centros de Inovação e Instituições Científicas e Tecnológicas/NITs. Na reunião os senhores secretários Dr. Vahan Agopyan, Dr. Lucas Ferraz, respectivamente secretários da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e de Negócios Internacionais, e a senhora Juliana Cardoso, secretária executiva da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, apresentaram a política, o planejamento e as estratégias do Governo do Estado de São Paulo para a área de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento foi finalizado com a apresentação e reuniões paralelas e dos ambientes de inovação.

Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

O Instituto Adolfo Lutz esteve presente na “Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação”, etapa Estadual 5ª da Conferência Nacional Ciência, Tecnologia e Inovação, representado por vários dos seus colaboradores e pela direção do Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT/IAL. O evento organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação aconteceu nos dias 7 e 8 de março, no auditório da Secretaria, e contou com a participação de representantes do governo do Estado de São Paulo, Universidades, Institutos de Ciência e Tecnologia, representantes do setor privado entre outros. Na abertura da conferência o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação Dr. Vahan Agopyan, o presidente da FAPESP Prof. Marco Antonio Zago e o Coordenador da Conferência Prof. Glaucius Oliva, reforçaram que o objetivo da conferência estadual foi estabelecer um fórum amplo de discussões, buscando definir prioridades e recomendações para o planejamento de ações de financiamento da ciência brasileira, contribuindo não só para levar sugestões para a conferência nacional, mas também para discutir como o Estado vai conduzir as próximas ações voltadas ao fortalecimento da CT&I. Ao longo dos dois dias, a programação do evento se dividiu em quatro eixos temáticos: “Modelos de Financiamento e de Organização da Pesquisa e da Inovação. O papel do Estado, das Instituições de Pesquisa, das Fundações, das ONGs, das Organizações Sociais e do Setor Empresarial Público e Privado. Modificações e avanços da legislação. Desafios institucionais”; “Estratégias e avanços na formação de recursos humanos. Os desafios da pós-graduação. Estímulos à carreira científica: incentivos a jovens cientistas, atração de talentos, inclusão e diversidade”; “Fortalecimento dos Sistemas Regionais e Estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação. O modelo de São Paulo: sucessos e desafios”; e “Agenda dos Temas Estratégicos para o Desenvolvimento Científico, Social e Econômico. Visão de Longo Prazo e Prioridades Atuais. Pesquisa orientada por missão”. O evento foi finalizado com a fala, gravada, da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, reforçando a importância da Conferência para o estabelecimento da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para os próximos anos.

O vídeo da Conferência pode ser acessado pelo link: https://fapesp.br/cecti