Instituto Adolfo Lutz

A A A Tamanho do texto

Primeiro Material de Referência Certificado para alimentos do Instituto Adolfo Lutz

Como parte integrante do Convênio 2672/09 - IAL/FINEP, sob coordenação geral da Dra. Alice Sakuma, o Núcleo de Contaminantes Orgânicos orgnizou o ensaio de proficiência (EP) e produção de material de referência certificado (MRC) de Desoxinivalenol (DON) em farinha de trigo.

O DON é uma micotoxina pertencente à família dos tricotecenos, e pode ser produzida por diferentes gêneros de fungos. Ocorre principalmente em cereais, como o trigo e arroz, e como apresenta alta estabilidade em temperaturas elevadas, pode contaminar os subprodutos originários dessas matrizes. Das micotoxinas presentes no trigo, o DON é a mais comumente encontrada e em humanos já foram relatados vários surtos de doenças agudas na Ásia, com sintomas de náuseas, vômitos, vertigens, distúrbios gastrointestinais e diarreia. Além disso, estudos in vitro, tem demonstrado que o DON apresenta potencial genotóxico.

Em função do seu potencial genotóxico, o monitoramento de DON nos alimentos tem recebido especial destaque. Porém, para que esse monitoramento possa ser realizado de forma segura, há a necessidade da utilização de métodos confiáveis que garantam a qualidade analítica dos resultados. O uso regular de MRC e a participação em EP asseguram a qualidade dos resultados dos programas de monitoramento dos alimentos realizados pelos Laboratórios de Saúde Pública.

No Brasil, existem poucos provedores de ensaio de proficiência e produtores de materiais de referência certificados para análise de alimentos e nesse sentido, o Instituto Adolfo Lutz vem suprir essa carência através do fornecimento aos laboratórios de uma ferramenta para verificar sua competência na medição de Desoxinivalenol em farinha de trigo. Cabe ressaltar ainda que, para essa matriz, será o único material disponível no mercado nacional e internacional para essa concentração, valorizando ainda mais essa conquista.

Com a produção do MRC DON em farinha de trigo um novo capítulo se abre dentro da nossa Instituição, a produção de materiais de referência certificados para alimentos.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado