Instituto Adolfo Lutz

A A A Tamanho do texto

IAL será Instituição Piloto para Modelo de Inovação Aberta em Saúde no Estado

SPUK

 

 

São Paulo: Open Innovation in Health

 

 

No dia 13 de maio do corrente ano o "Seminários em Ciência, Tecnologia e Inovação" do Instituto Adolfo Lutz recebeu como convidado o Dr. Roberto Agune, representante da Subsecretaria de Parcerias e Inovação da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo. Nesta ocasião foi apresentado o Projeto "São Paulo: Open Innovation in Health" resultante da parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e o Reino Unido.

 

 

Fig.1 Dr. Hélio Hehl Caiaffa Filho, Diretor Geral do IAL  e Dr. Roberto Agune da Subsecretaria de Parcerias e Inovação da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo no Seminários em Ciência, Tecnologia e Inovação do IAL

 

 

 

O projeto tem como objetivo acelerar a incorporação de resultados de pesquisa científica em produtos e serviços que contribuam à melhoria da saúde da população. Ele tem por foco os Institutos de Pesquisa em Saúde do Estado e se orienta pela estratégia de "inovação aberta". O Instituto Adolfo Lutz terá uma participação especial, pois atuará como Instituto Piloto para incorporação das estratégias em "inovação aberta". Nessa estratégia, os institutos se abrem para parcerias colaborativas com outras organizações, universidades e empresas. A colaboração permite acelerar a geração e troca de conhecimento, o alinhamento das pesquisas com necessidades emergentes e o desenvolvimento de novos produtos e serviços.

 

 

 

  Fig.2. Membros do NIT-IAL na apresentação do Projeto "São Paulo: Open Innovation in Health".

 

 

 

A pesquisa em saúde no Reino Unido se dá integrada em rede que congrega institutos de pesquisa, empresas e investidores em âmbito internacional. Projetos se alinham à demanda e geram negócios para sua incorporação a produtos e serviços, com a criação de empresas, que recebem investimentos de origens diversas.

A excelência da produção científica dos institutos paulistas, em especial do Instituto Adolfo Lutz, é mundialmente reconhecida. E a inovação aberta é já praticada por alguns. Porém, enfrentam obstáculos técnicos, legais e organizacionais, que não permitem explorar seu potencial e tampouco sua inserção no chamado "ecossistema global inovação em saúde".

Para enfrentar esses obstáculos, com base na expertise britânica, serão feitas pesquisas e oficinas para o desenho de alternativas. Modelos técnicos, jurídicos e organizacionais serão desenvolvidos e testados em piloto. Espera-se que seus resultados indiquem modelos de inovação aberta não apenas para a sáude, mas para a exploração do potencial de inovação no âmbito do Governo do Estado como um todo.

O prazo do projeto é de 11 meses, de maio de 2016 até março de 2017. Ele é  - financiado pelo FCO -  Foreing & Commonwalth Office, Departamento Ministerial do Exterior e da Comunidade de Nações (antiga Comunidade Britânica), por meio do Prosperity Fund, no valor de 338.071 libras (cerca de 1,8 milhões de reais). O Governo do Estado participa por meio da dedicação de seus funcionários, configurando uma contrapartida estimada em 143.950 libras (cerca de 900 mil reais).

Os recursos do fundo britânico são repassados a instituições não governamentais, que operam como "agentes implementadores". O agente implementador paulista é a Fundação Carlos Alberto Vanzolini, contando com a participação também da Fundação Instituto de Administração - FIA. A agente implementadora britânica é a Nesta, contando com a participação da 100% Open.

Os parceiros do projeto no Governo do Estado são:

  • Secretaria de Governo (SubSecretaria de Parcerias e Inovação)
  • Secretaria da Casa Civil (Assessoria de Cooperação Internacional)
  •  Procuradoria Geral do Estado - PGE (Subprocuradoria Geral da Consultoria Geral)
  • Secretaria Estadual da Saúde (CCTIES - Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos de Saúde e institutos de pesquisa em saúde, com participação especial do Instituto Adolfo Lutz no projeto piloto)
  • Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SubSecretaria de Ciência e Tecnologia).

 

As Secretarias de Estado de Governo e de Saúde, em conjunto com a Embaixada do Reino Unido, promovem no dia 13 de junho, no auditório da Secretaria de Saúde, o lançamento oficial do projeto. Este lançamento será transmitido em tempo real pelo nosso canal do Youtube a partir das 10:00h.

 

 

Por: Paula Helena O. Lima, membro do NIT-IAL.

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado