Instituto Adolfo Lutz

A A A Tamanho do texto

IAL de Bauru avança no diagnóstico de H1N1

IAL de Bauru agora conta com a expertise e os equipamentos para a realização de diagnósticos moleculares, através da técnica conhecida como PCR. A técnica estará disponível para municípios das regiões de Bauru, Jaú e Lins, atendendo a 38 cidades.

 

A infecção por H1N1, apesar de ser conhecida como apenas uma gripe, é grave e potencialmente fatal; até o dia 9 deste mês de agosto, a cidade totalizava 34 casos da doença, com 11 mortes. Em Jaú, os casos até julho foram 24 ¿ cinco confirmações a mais em apenas um mês ¿ com seis mortes. Em Lins, no mês de julho, foi confirmada a primeira morte pela moléstia; a cidade registra, ainda, sete outros casos, três confirmados e quatro suspeitos.

 

Virgínia Bodelão Richini Pereira, diretora do Núcleo de Ciências Biomédicas do Instituto Adolfo Lutz de Bauru, acrescenta: ¿Os exames de saúde pública no Laboratório Regional de Bauru passaram a dar resposta para o diagnóstico pela técnica de biologia molecular PCR em tempo real¿. Esses equipamentos permitem a identificação do DNA ou RNA do microorganismo.

 

A técnica pode ser aplicada, também, para vários outros exames de saúde pública realizados pelo Instituto, e já é aplicada para os exames de leishmaniose canina e humana, micologia e tuberculose. O CLR IAL-Bauru não deixará de realizar exames convencionais, porém em pequena quantidade; esses exames requerem um tempo de resposta maior e sua precisão é menor.

 

Antes da implantacão dessa metodologia, resultado da descentralização de serviços do Instituto, o diagnóstico pela técnica da PCR requeria o envio do material para a realização desse enssaio em São Paulo, no Laboratório Central do Instituto Adolfo Lutz.

 

E os avanços não param por aí. O Diretor do Laboratório Regional de Bauru, Ricardo Alcântara Santos, prevê para breve o diagnóstico de meningite bacteriana por biologia molecular, próximo desafio do Instituto, dando continuidade ao processo de capacitação, treinamento e preparo que o Laboratório Central do Instituto vem desenvolvendo para suas sedes regionais, com o objetivo de consolidar e ampliar o processo de descentralização e maior autonomia para essas sedes.

 

Fonte: Jornal da Cidade:

http://www.jcnet.com.br/Geral/2016/08/bauru-passa-a-fazer-exame-de-h1n1-e-cai-tempo-de-resposta.html

 

Links:

http://labbecker.com.br/site/bauru-passa-a-fazer-exame-de-h1n1-no-laboratorio-regional-do-adolfo-lutz/

 

http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2016/08/secretaria-de-saude-confirma-mais-duas-mortes-por-h1n1-em-bauru.html

 

http://www.comerciodojahu.com.br/noticia/1351416/jau-registra-24-casos-positivos-de-h1n1

 

http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2016/07/lins-confirma-primeira-morte-por-h1n1-neste-ano-na-cidade.html

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado