Atribuições
O CIPIAL terá as seguintes atribuições:
Gerais:
- Propor o regimento e diretrizes iniciais do comitê.
- Estabelecer, fortalecer e assegurar a manutenção de uma estrutura para a promoção da cultura da integridade ética na pesquisa científica no Instituto Adolfo Lutz.
- Coordenar ações preventivas e educativas sobre a integridade ética na pesquisa científica no Instituto Adolfo Lutz.
- Atuar como órgão consultivo examinando situações onde haja dúvidas sobre integridade na pesquisa.
- Coordenar as ações de apuração e se necessário, encaminhamento para adoção de medidas disciplinares por intermédio da direção geral, referente a suspeita de prática de má conduta na instituição.
Específicas:
- Propor e estimular ações como cursos, eventos, pesquisas e publicações, entre outros, a serem executadas pelo CIPIAL ou pela própria comunidade do IAL visando a divulgação das boas práticas na execução e publicação de pesquisas.
- Estabelecer dentro do comitê a função de Ombudsman/Ouvidor para atuar de maneira consultiva/orientativa sobre a temática da integridade científica auxiliando diretamente aqueles que trabalham com pesquisa na instituição, respeitando a sua dignidade, identidade e também resguardando o sigilo de suas informações.
- Produzir, publicar e/ou divulgar material orientador relativo às boas práticas científicas e conduta responsável em pesquisa. - Elaborar, publicar e divulgar o Código de Boas Práticas Científicas do IAL onde a política institucional relacionada à responsabilização referente às más condutas estará definida.
Ainda serão determinadas após um estudo aprofundado, a ser realizado pelo novo comitê, as atribuições específicas do mesmo referentes à sua atuação quando do recebimento de alegações de má conduta e suas ações de apuração, que constarão no seu regimento e no Código de Boas Práticas Científicas do IAL e serão amplamente divulgadas.