A Revista do Instituto Adolfo Lutz (RIAL) foi criada em 1940, com duas edições impressas lançadas em 1941. Ao longo destes anos, passou por diversas transformações, procurando se adequar às tendências e exigências da área de editoração científica.
Até 2012, a RIAL foi publicada na forma impressa (ISSN 0073-9855). Atualmente, a RIAL é uma publicação trimestral, editada em língua portuguesa, também com artigos em inglês, em formato eletrônico (ISSN 1983-3814) e arbitrado por peer-reviewed.
Sua singularidade em relação a outros periódicos científicos, sobretudo nacionais, consiste em sua inter e multidisciplinaridade, abrangendo diferentes aspectos em Saúde Pública nas áreas de Ciência de Alimentos, Química, Biologia Médica, Patologia, além das áreas de Sistemas de Garantia de Qualidade e Biossegurança, recentemente incorporadas.
A RIAL tem especial interesse em contribuições relacionadas às atividades laboratoriais e áreas correlatas desenvolvidas nos Institutos de Pesquisa, Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACEN) e Universidades do país e do exterior, publicando trabalhos originais, revisões de literatura, comunicações breves, notas científicas, relatos de casos - além de resumos de teses e dissertações.
Textos completos com acesso livre estão disponíveis em:
Portal de Revistas em Veterinária e Zootecnia
http://revistas.bvs-vet.org.br/rialutz
Portal do Instituto Adolfo Lutz
Portal LILACS
Estratégia de recuperação por título da Revista: (ta:(Rev. Inst. Adolfo Lutz))
BVS Rede de Informação e Conhecimento
Estratégia de recuperação por título da Revista: (ta:(Rev. Inst. Adolfo Lutz))
Portal de Revistas Saúde SP (Metodologia SciELO)
http://periodicos.ses.sp.bvs.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0073-9855&lng=pt&nrm=iso