Instituto Adolfo Lutz

A A A Tamanho do texto

Notícias

SIBiUSP comemora o “Dia do Bibliotecário” com o lançamento do “Portal de Livros Abertos da USP”

11/04/2016

 

 

Marina Gonzaga da Silva*

 

Em comemoração ao dia do bibliotecário em 12 de março, o Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBiUSP) promoveu o evento “Dia do Bibliotecário 2016: Bibliotecas como Parceiras na Publicação Científica”. Com a participação de importantes membros da comunidade científica nacional e internacional, foram discutidos temas como ética, gestão editorial e serviços de publicação em bibliotecas.

As apresentações iniciaram com o lançamento do “Portal de Livros Abertos da USP”, um novo espaço virtual disponível para que a comunidade científica da USP publique livros de todas as áreas do conhecimento, de acesso aberto e gratuito.

Seguido pelas palestras “Ética na Publicação Científica” da Profa. Dra. Silvia Regina Galetti Queiróz (Instituto Biológico da USP), “Como montar e gerenciar um escritório de publicação científica” de Kavita Kirankumar Patel-Rolim (Revista Clinics) e “O papel da Biblioteca em uma revista de impacto internacional”, apresentada pela Profa. Dra. Elizabeth Ignes Ferreira (editora científica do Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences). Também foram apresentados os resultados da pesquisa sobre os “Serviços de Publicação em Bibliotecas da USP” por André Serradas (Coordenador do Portal de Revistas USP) e, finalizando o evento, Sarah Lippincott (diretora do programa Library Publishing Coalition), em vídeo-conferência, apresentou ideias sobre como a biblioteca pode colaborar na publicação científica e ampliar as atividades de comunicações acadêmicas.  

 

* Marina Gonzaga da Silva é Bibliotecária pela Universidade de São Paulo e Servidora do Centro de Documentação/Biblioteca do Instituto Adolfo Lutz, Coordenadoria de Controle de Doenças, Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

 

 

 

Revista do Instituto Adolfo Lutz adota sistema de publicação contínua de artigos

29/03/2016

 

 

Em consonância com as novas tendências da comunicação científica internacional, a Revista do Instituto Adolfo Lutz passa a oferecer, além da editoração exclusivamente online, o sistema de publicação contínua de artigos, proporcionando mais dinamismo a cada edição. Esta mudança ocorrerá a partir do volume 75 de 2016. Acesse o link “Edições da Revista do Instituto Adolfo Lutz” e confira o nosso novo layout.

 

 

 

SciELO Brasil  e o futuro das publicações científicas nacionais

 

28/03/2016

 

Abel Laerte Parker - SciELO Brasil

 

Em postagem no blog SciELO em Perspectiva, Abel Laerte Parker, assessor de Informação e Comunicação em Ciência da FAPUNIFESP e Coordenador do Programa SciELO / FAPESP, aborda os novos critérios de publicação online de revistas científicas indexadas em sua base de dados. O objetivo é acelerar a divulgação da produção científica nacional e adequar-se aos padrões de qualidade dos periódicos internacionais. Escrito com a colaboração de Solange Santos, Denise Peres e Eliana Salgado, o artigo está disponível em 

http://blog.scielo.org/blog/2016/03/10/acelerando-a-comunicacao-das-pesquisas-as-acoes-do-scielo/

 

 

 

Coordenação da BVS RIC recebe representantes de sua rede de bibliotecas

23/03/2016

 

Fonte: BVS RIC

 

No dia 01/03/2016, aconteceu a 1ª reunião do ano entre a equipe da BVS Rede de Informação e Conhecimento - BVS RIC, e os bibliotecários de suas instituições cooperantes. Estiveram presentes no Centro de Documentação da SES/SP, representantes do CD/CCD, responsável pelo gerenciamento do acervo da Biblioteca do Instituto Adolfo Lutz, e dos Institutos Lauro de Souza Lima, Butantan, Pasteur, Emílio Ribas e Dante Pazzanese. Entre as propostas, estão a instituição da Comissão de Avaliação de Acervos e a implantação de uma política de informação que atenda aos profissionais das instituições envolvidas. Também estão previstas várias ações conjuntas, como o lançamento de novos conteúdos e interfaces de acesso à informação, cursos e palestras, em comemoração aos 10 anos da BVS RIC. O relatório completo está disponível em 

http://ses.sp.bvs.br/wp-content/uploads/2016/03/NOTICIA_REUNIAO_REDE-BVS-Rede-de-Informa%C3%A7%C3%A3o-e-Conhecimento-da-SES_mar.2016.pdf

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado