Núcleo de Micologia
O Núcleo de Micologia tem como objetivo a prestação de serviços, formação de recursos humanos e pesquisas científicas. Concentra suas atividades na observação direta, isolamento em cultura e identificação dos agentes etiológicos de micoses humanas e veterinárias como: histoplasmose, criptococose, paracoccidioidomicose, aspergilose, esporotricose, dermatofitose, candidíase, entre outras.
Realiza tipagem molecular de fungos, determinação da resistência a antifúngicos convencionais e busca por novas moléculas com ação antifúngica. No estudo ambiental, analisa a qualidade do ar atmosférico em ambientes climatizados ou não, de acordo com a portaria nº 3.523/GM, de 28/08/98, RE nº 176, de 24/10/2000.
Oferece apoio aos laboratórios que executam exames do SUS (Estado de São Paulo e outros estados conforme determinação do Ministério da Saúde), para controle de qualidade e/ou complementação dos exames realizados, parceria com órgãos municipais, estaduais e federais de Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária para detecção de fontes e vias de transmissão de agentes causadores de infecções fúngicas.
Participa da Rede Nacional de Monitoramento da Resistência Microbiana (ANVISA/CGLAB/MS); Rede Latino-Americana para Monitoramento da suscetibilidade a antifúngicos em leveduras de corrente sanguínea, Programa Estadual DST/AIDS, Programa Estadual de Paracoccidioidomicose e Programa Estadual de Controle de Infecção Hospitalar.
Diretora: Dra. Cristina da Silva Meira Strejevitch
Contato do Núcleo: (11) 3068-2890
E-mail: micologia@ial.sp.gov.br