Instituto Adolfo Lutz

A A A Tamanho do texto

Meningites bacterianas

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos. As meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, devido à sua magnitude, capacidade de ocasionar surtos e, no caso da meningite bacteriana, a gravidade dos casos.

 

O principal agente causador das meningites bacterianas é a Neisseria meningitidis (meningococo), que é uma bactéria gram-negativa em forma de coco e causa doença meningocócica. Possui diversos sorogrupos, observados pelo antígeno polissacarídeo de sua cápsula, e os mais frequentes são os sorogrupos A, B, C, W, X e Y.

 

Desde 2017 o Laboratório Estratégico do Instituto Adolfo Lutz (LEIAL) realiza a vigilância genômica em tempo real da N. meningitidis, com uso do sequenciamento do genoma completo da bactéria para elucidar surtos, fornecendo informações vitais às vigilâncias para o bloqueio da doença, principalmente por meio da vacinação.

 

No mapa interativo abaixo são apresentados dados de exemplares de N. meningitidis sequenciados pelo LEIAL, divididos em sorogrupos.

 

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado