Instituto Adolfo Lutz

A A A Tamanho do texto

Núcleo de Doenças Entéricas

 

O Núcleo de Doenças Entéricas, originado da Seção de Vírus Respiratórios, Entéricos e Outros, integra o Centro de Virologia do Instituto Adolfo Lutz. Atua na pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovação, e diagnóstico dos agentes envolvidos em doenças virais de transmissão entérica, desempenhando papel importante no sistema de vigilância epidemiológica.

                       

O Núcleo de Doenças Entéricas é Laboratório de Referência Macrorregional para a vigilância dos rotavirus e norovirus, atuando no programa de Monitoramento das Doenças Diarreicas Agudas e no programa de Doenças de Transmissão Alimentar. Participa do Programa Nacional de Vigilância das Paralisias Flácidas Agudas e do Programa de Erradicação do Poliovirus Selvagem em Laboratórios. Em parceria com o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo atua nos programas de vigilância de surtos de meningites e conjuntivites virais.

 

Como laboratório de referência no estudo dos rotavirus participa dos testes clínicos da vacina de rotavirus em desenvolvimento pelo Instituto Butantan.

 

Desenvolve técnicas para o diagnóstico etiológico, sorológico e molecular para caracterização de agentes causadores de gastroenterites virais (rotavirus, norovirus, astrovírus e adenovírus) e de meningites, encefalites, conjuntivites, paralisias flácidas e miocardites (enterovirus). O Núcleo de Doenças Entéricas também se dedica ao estudo da epidemiologia molecular, diversidade e evolução viral. 

 

Participa de programas para a formação de recursos humanos, com bolsistas do Programa de Aprimoramento Profissional (PAP/SES), de Programas de Formação para a Investigação Científica (FEDIAL, PIBIC e FAPESP); participa também do Programa de Pós-graduação em Ciências - Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (PPG-CCD-SES/SP).

 

Diretora: Dra. Rita de Cássia Compagnoli Carmona

Contato do Núcleo: 55+113068-2909

E-mail: doencasentericas@ial.sp.gov.br

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado