Instituto Adolfo Lutz

A A A Tamanho do texto

Núcleo de Tuberculose e Micobacterioses

O Núcleo de Tuberculose e Micobacterioses do Instituto Adolfo Lutz, é um laboratório de Referência Estadual para Tuberculose e outras micobacterioses e dentre suas atribuições como laboratório de saúde pública participa das ações do Programa Nacional de Controle da Tuberculose em conjunto com a Divisão de Tuberculose do Centro de Vigilância Epidemiológica do estado de São Paulo. Como laboratório de Referência,  realiza os exames de maior complexidade como teste de suscetibilidade aos fármacos, identificação molecular de espécies de micobactérias e tipagem molecular de isolados de M. tuberculosis resistentes e micobactérias não tuberculosas (MNT).

Atualmente o Núcleo de Tuberculose e Micobacteriose dispõe de um laboratório de nível de biossegurança 3 (NB3) e um laboratório de biologia molecular, com as condições necessárias para a manipulação de culturas de micobactérias resistentes aos fármacos, segundo as normas internacionais de biossegurança no manejo e descarte de amostras biológicas.

A equipe é constituída por cinco pesquisadores e técnicos altamente capacitados em biossegurança e boas práticas no trabalho em ambiente NB3. O grupo realiza pesquisas nas áreas de novos métodos diagnósticos, epidemiologia e resistência a fármacos para tuberculose e MNT.

 

Diretora: Dra. Erica Chimara 

Contato do Núcleo: nucleotb@ial.sp.gov.br

Telefone: (11) 3068-2895

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado