Instituto Adolfo Lutz

A A A Tamanho do texto

História

História

 Centro de Contaminantes

 

O Centro de Contaminantes foi criado em 2010, com a reestruturação do Instituto Adolfo Lutz. Os laboratórios que o compõem estavam reunidos, anteriormente, no Serviço de Química Aplicada da Divisão de Bromatologia e Química. Este serviço passou a ter atuação na área de saúde ocupacional e saúde ambiental desde a década de 80, como decorrência de sua capacidade já instalada para a determinação de contaminantes químicos em alimentos, principalmente metais e agrotóxicos. Entretanto, as atividades do Serviço de Química Aplicada compreendiam outras áreas, e a atenção não era específica sobre a influência dos contaminantes químicos na área da saúde.

 

Em um cenário internacional assumindo reiteradamente a preocupação com as questões ambientais, traduzidas pelo protocolo de Kyoto, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, conhecida como ECO-92 ou Rio-92, o Instituto passou a contar, com a reestruturação, com um Centro com o foco totalmente voltado para a questão de contaminações químicas afetando a saúde humana. A abordagem internacional sobre a questão ambiental, que teve início em 1972, com a Conferência de Estocolmo, teve continuidade em 2012 com a realização da Rio+20.

 

Desde sua criação, o Centro já atuou em investigações de episódios de intoxicação por mercúrio e outros metais tóxicos em diferentes municípios, além de manter a investigação de contaminantes em águas e alimentos, por exemplo, desoxinivalenol (DON) em farinhas. Também conseguiu, em setembro de 2011, a acreditação pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO como Provedor de Ensaio de Proficiência para Chumbo em Sangue.

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado