Instituto Adolfo Lutz

Centro de Imunologia

O Centro de Imunologia desenvolve atividades de rotina e pesquisa relacionadas ao diagnóstico, prognóstico e monitoramento de doenças infecciosas e parasitárias e de imunodeficiências secundárias de interesse em Saúde Pública. Atua na padronização de técnicas para avaliar o perfil da imunidade humoral e celular nas imunodeficiências primárias e secundárias.

 

No âmbito da Vigilância Epidemiológica, coordena e participa de Sub-Redes Nacionais e Estaduais de Diagnóstico Laboratorial tais como meningites bacterianas, sífilis, HIV e paracoccidioidomicose. Realiza estudos visando à padronização de anticorpos monoclonais contra diferentes tipos de microrganismos, bem como na seleção de novos antígenos vacinais. Na epidemiologia molecular, realiza estudos visando à descrição da diversidade genética de vírus de interesse em Saúde Pública, como HTLV-1/2, HHV-8 e HRSV.

 

Realiza ensaios para caracterização de antígenos, clonagem gênica e expressão de proteínas recombinantes. Produz e distribui, aos laboratórios públicos, painéis de soro para Controle da Qualidade Interna (CQI) de ensaios sorológicos para HIV/Aids. O Centro contribui para a elaboração de manuais e documentos técnicos em sua área de atuação e realiza atividades de monitoramento e supervisão junto às Sub-Redes de Laboratório que coordena.

 

Conta com infraestrutura laboratorial e pessoal capacitado e mantém intercâmbio com Instituições do Brasil e do exterior. Busca captação de recursos para pesquisa em agências de fomento e oferece oportunidade de treinamento profissional e formação em pesquisa científica, por meio de diferentes Programas de ensino. Recebeu vários prêmios por trabalhos inovadores na área da pesquisa laboratorial, tais como o Jovem Cientista, Ciência e Tecnologia para o SUS e Prêmio Mário Covas, entre outros.

 

Diretora: Dra. Carmem Aparecida de Freitas Oliveira


Links úteis

Destaques