Instituto Adolfo Lutz

A A A Tamanho do texto

História

 

Origem

 

O Serviço Sanitário do estado de São Paulo foi instituído em 1891 e sua atuação contava com o auxílio de uma rede de laboratórios, na qual fazia parte o Laboratório de Análises Químicas, mais tarde denominado Laboratório de Análises Químicas e Bromatológicas.

 

Este Laboratório era destinado a análises de drogas, alimentos, bebidas ou qualquer produto cujo consumo fosse considerado nocivo à saúde, assumindo prerrogativas de efetiva polícia sanitária.

 

Em 1940, a união entre o Laboratório de Análises Químicas e Bromatológicas e o Instituto Bacteriológico originou o Instituto Adolfo Lutz, Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de São Paulo.

 

 

No passado do Instituto Adolfo Lutz

 

As análises de produtos biológicos, químicos, drogas, medicamentos e especialidades farmacêuticas foram atribuídas às Seções de Química Farmacêutica e Química Aplicada, da Subdivisão de Bromatologia e Química, tornando o Instituto Adolfo Lutz pioneiro no país a verificar a qualidade destas categorias de produtos.

 

As novas Divisões, Serviços e Seções estabelecidos em 1970 possibilitaram uma atuação cada vez mais especializada. Era na Divisão de Bromatologia e Química onde se encontrava a Seção de Cosméticos e Produtos de Higiene, do Serviço de Química Aplicada e as Seções de Química Farmacêutica, Farmacognosia, Antibióticos, Esterilidade e Pirogênio, do Serviço de Medicamentos.

 

Estas Seções tiveram atuação imprescindível em diversos eventos de relevância nacional, como suspeitas de falsificação de medicamentos e consolidação da Política de Medicamentos Genéricos.

 

 

Da criação do Centro

 

O Centro de Medicamentos, Cosméticos e Saneantes é o resultado da integração das Seções do antigo Serviço de Medicamentos, e ainda, da Seção de Cosméticos e Produtos de Higiene, do antigo Serviço de Química Aplicada.

 

Tal reorganização ocorreu em 2010 para atender a proposta governamental, possibilitando abranger todo o setor farmacêutico, bem como otimizar as áreas laboratoriais, resultando em três grandes núcleos de trabalho.

 

Desde sua organização anterior, o atual Centro preserva importantes funções, como o atendimento ao Sistema de Vigilância Sanitária de produtos, com base na lei 6.360 de 23 de setembro de 1976, a realização de pesquisas e a participação efetiva nas principais comissões técnico-científicas do Instituto Adolfo Lutz.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado