Instituto Adolfo Lutz

Centro de Patologia

O Centro de Patologia é constituído pelos Núcleos de Anatomia Patológica, Hematologia e Bioquímica e Patologia Quantitativa.

 

Como laboratório de Saúde Pública atua efetivamente junto ás vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental, na elucidação diagnóstica de doenças e agravos, monitoramento de doenças, estudo do comportamento de eventos adversos à saúde, surtos epidêmicos e doenças ocasionadas pelo meio ambiente.

 

Participa de programas de saúde em sua área de abrangência, considerado  Referência Estadual em diagnóstico colpocitologico, Macro-Regional em exames imuno-histoquímicos para Leptospirose, Dengue, Febre Amarela e Riquetsioses e Nacional em exames imuno-histoquímicos para Hantavírus, analises da atividade da colinesterase eritrocitária e determinação da concentração de iodo urinário. Participa do Programa da Saúde do Trabalhador em monitoramento de intoxicação dos agentes de saúde que manipulam inseticidas à base de organofosforados e carbamatos.

 

Coordena programas de controle de qualidade analítica para laboratórios públicos e conveniados ao SUS :

 

  • Programa de Comparação Interlaboratorial em Hematologia e Bioquímica;
  • Programa de Ensaio de Proficiência em Colinesterase;
  • Programa de Monitoramento Externo de Qualidade em exames colpocitológicos.

 

Desenvolve pesquisas técnico-científicas, com projetos multidisciplinares inter-institucionais na área de patologia morfológica e molecular das doenças crônico-degenerativas, infecciosas, neoplásicas e nas doenças ocasionadas por alteração do meio ambiente.

 

 Promove o aperfeiçoamento do desempenho profissional para o Setor Público de Saúde por meio de estágios e cursos de aprimoramento profissional PAP/SES e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica PIBIC/CNPq.

 

Diretora: Dra. Sônia Maria Pereira de Oliveira Icone Lattes


Links úteis

Destaques

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado