Instituto Adolfo Lutz

A A A Tamanho do texto

História

 Centro de Patologia

Centro de Patologia

 

A Divisão de Patologia foi instituída em 1970, para incorporar as  Seções de Recepção e Colheita de Material, Anatomia Patológica (Histopatologia, Citologia Oncótica e Técnica Histopatológica); Hematologia (Cito-hematologia e Imunohematologia) e Análises Clínicas Auxiliares. Neste período, foi criado pelo Dr. Evandro Pimenta de Campos, o Setor de Citologia Oncótica anexado à Seção de Anatomia Patológica, quando ficou estabelecida a importância do exame de Papanicolau na prevenção do câncer de colo de útero.

Desde o início das atividades, do Instituto Bacteriológico, a anatomia patológica foi um dos mais importantes recursos laboratoriais para o esclarecimento de causas e avaliação das consequências das epidemias e endemias que afetavam a população paulista. De fato, no primeiro regulamento do Instituto, publicado em 28 de fevereiro de 1893, está definido em seu art. 1º, como primeiro objetivo, O estudo de microscopia e microbiologia em geral e especialmente o estudo da etiologia das epidemias, endemias e epizootias mais frequentes em nosso meio sanitário.

O laboratório de Análises Clínicas tinha como função primordial, servir ao Hospital de Isolamento Emilio Ribas. Realizava análises de interesse clínico, não incluídas nas diferentes seções do Instituto, que beneficiaria os serviços de Saúde Pública e a população em geral, além de constituir apreciável fonte de renda para o estado. O laboratório de Hematologia realizava os exames hematológicos em geral, punções de órgãos para exames citológicos e pesquisas de hemoparasitas.

Em 1981 foi criado o Laboratório de Imuno-histoquímica pelo Prof. Dr Venâncio Avancini Ferreira Alves, pioneiro na difusão dos conhecimentos na área, considerado Centro de Referência ao Diagnóstico Imuno-histoquímico de Neoplasias, com tecnologia para detecção de antígenos virais, bacterianos e parasitários em amostras de biópsias, peças cirúrgicas e autópsias.

Com a reorganização do Instituto Adolfo Lutz em 2010, foi criado o Centro de Patologia composto pelo Núcleo de Anatomia Patológica que inclui os laboratórios de Imuno-histoquímica, Citologia Oncótica e Histopatologia; Núcleo de Hematologia e Bioquímica e Núcleo de Patologia Quantitativa, que atua efetivamente junto às Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador. Além de participar de vários programas de saúde em sua área de abrangência, considerado referência nacional, estadual e macrorregional. 

 

 

Diretor: Sônia Maria Pereira de Oliveira Icone Lattes

Contato do Núcleo: (11) 3068-2871

E-mail: patologia@ial.sp.gov.br

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado