Instituto Adolfo Lutz

A A A Tamanho do texto

Núcleo de Hematologia e Bioquímica

O Núcleo de Hematologia e Bioquimica (NHB) atua junto às Vigilâncias na realização de exames hematológicos e bioquímicos.

 NHB_3.null

O Núcleo de Hematologia e Bioquimica (NHB) atua junto às Vigilâncias na realização de exames hematológicos e bioquímicos relacionados às doenças de interesse em Saúde Pública, doenças ocupacionais, carenciais, hemolíticas hereditárias e doenças ocasionadas por alterações do meio ambiente.

Desde 2000 desenvolve Programas de Controle de Qualidade, incluindo pesquisa e de das principalmente aos laboratórios da rede pública do Estado de São Paulo, conveniados e universidades. Coordena o Programa de Comparação Interlaboratorial em Hematologia e Bioquímica (PCIHB), que oferece 16 marcadores bioquímicos e 4 de hematológicos e, o Programa de Ensaio de Proficiência para Colinesterase (PEP-Col) que é específico para a avaliação da colinesterase plasmática. O PCIHB foi acreditado pelo INMETRO em 2015.

O Núcleo de Hematologia e Bioquímica é pioneiro, dentro dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACEN), na implantação de técnicas para análises das enzimas eritrocitárias, incluindo acetilcolinesterase. Atua como laboratório de referência na análise da colinesterase sanguínea por meio de treinamentos e assessorias junto à Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública - CGLAB/MS. É o único laboratório de Saúde Pública que realiza a determinação da concentração de iodo na urina para avaliação das patologias tireoideanas e monitoramento das Doenças por Deficiência de Iodo (DDI).

O quadro funcional é composto por pesquisadores e profissionais de apoio à pesquisa, que atuam em inovações tecnológicas para o desenvolvimento de metodologias aplicadas em programas de saúde, à identificação e à utilização de marcadores biológicos e moleculares para o estudo das doenças metabólicas, crônico-degenerativas e hematológicas, além de produzir amostras biológicas de referência.

 

Diretor: Dra. Raimunda Telma de Macedo Santos Icone Lattes

Contato do Núcleo: (11) 3068-2873

E-mail: hematobioq@ial.sp.gov.br

 

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado