Instituto Adolfo Lutz

A A A Tamanho do texto

Núcleo Química, Física e Sensorial

O Núcleo de Química, Física e Sensorial realiza ensaios com o objetivo de avaliar a composição nutricional dos macro e micronutrientes, assim como as características físico-químicas e sensoriais de alimentos, bebidas, aditivos e coadjuvantes de tecnologia considerando os parâmetros estabelecidos nos padrões de identidade, qualidade e segurança. As análises físico-química e sensorial são fundamentais para a constatação de falsificações e adulterações dos alimentos.

 

O Núcleo avalia os dizeres de rotulagem visando verificar os requisitos da legislação considerando a qualidade da informação para o consumidor, a qual pode induzir a erro, engano ou confusão em relação à composição, origem e segurança de uso.

 

As atividades de pesquisa estão voltadas para o desenvolvimento e aprimoramento de metodologias, controle de qualidade analítica, além de subsidiar ações de saúde pública e regulamentos técnicos.

 

O Núcleo participa de Programas de Saúde Pública em conjunto com o Ministério da Saúde, ANVISA e Vigilância Estadual, tais como: Programa Nacional de Prevenção e Controle dos Distúrbios por Deficiência de Iodo - Pró-Iodo, Programa de Análise do Teor Nutricional - PATEN, Programa de Monitoramento de Aditivos e Contaminantes em Alimentos - PROMAC, Programa "Viva Leite" e Programa Paulista (Análise Fiscal de Alimentos).

 

As atividades de prestação de serviços e de pesquisa do Núcleo de Química, Física e Sensorial estão em consonância com a Política Nacional de Alimentação e Nutrição.

 

Diretora técnica: Mahyara M. M. K. Yamashita

E-mail: nuquim.ali@ial.sp.gov.br

Fone: (11) 3068-2937

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado